quinta-feira, 12 de julho de 2012

OVO MEU SERÁ SEU?

Autora: Lêda Aristides Ilustradora: Naomy (Naomi) kuroda
Coleção: DO – RÉ – MI – FÁ
Editora: Scipione.

O livro de literatura escolhido desta vez é OVO MEU SERÁ SEU? De Lêda Aristides e a belíssima ilustração de Naomy Kuroda.
Espero despertar nas crianças o interesse de ouvir histórias e a partir delas instigar a imaginação.
Conto infantil que narra a história entre duas galinhas: a Galinha Choca e a Galinha Vermelha, na hora de decidir de quem eram os ovos que estavam no ninho havia muita dúvida e discussão.
Galinha Vermelha não gostava de ficar no choco, por isso todos os dias botava seus ovos no ninho da Galinha Choca. Na hora de contar os ovos, era a maior confusão, daí o nome do livro: Ovo Meu Será Seu?
O confronto de uma galinha bagunceira com outra muito organizada, numa história bem humorada e bem ilustrada, permite trabalhar temas como reprodução animal, tipos de aves, conhecer as diferenças entre as aves e outros animais, sua utilidade e características, fomentar o interesse pela pesquisa.
Permite trabalhar a leitura e escrita através de atividades que desafiem os pequenos a pensarem identificando palavras que tem pedaços (sílabas, rimas, fonemas iniciais parecidos), contando a quantidade de letras para descobrir a maior, a menor palavra, identificando a presença de palavras no interior de outras palavras, etc. E a matemática tão presente na vida dos pequenos e dei uma inovada montando atividades com  um pouquinho de inglês.
Permite ainda trabalhar o respeito pelo que é de cada um e organização, quando se convive num mesmo ambiente.
Quer conhecer o livro e as atividades é só dar uma clicadinha.

Um comentário:

Unknown disse...

Maísa,
Que bonito trabalho você fez com minha história,em seu trabalho com as crianças.
Gostei muito da amplitude educacional que você deu às entrelinhas.
Creia, nem eu mesma quando escrevi a história tinha projetado tantos olhares. É bom ver que uma história escrita com o olhar aguçado para os rápidos momentos da vida pssa, ainda 21 anos depois suscitar trabalhos tão lindos para o saber das novas gerações.
Parabéns pela sua dedicação e entusiasmo na difícil arte de Educar.
Grata
Lêda Aristides
Ah!!! um co-coro-có e um chamego para as suas crianças.
PS Ouça o livro no acervo digital da UNESP>Objetos Educacionais>MEC-Objetos Educacionais (BIOE), do conteúdo do Plenarinho. É free.