Coordenadora Pedagógica

Coordenadora Pedagógica
Coordenadora Pedagógica Maísa

segunda-feira, 16 de julho de 2012

BOM DIA, TODAS AS CORES!

Autor: RUTH ROCHA
Ilustrador:  ALBERTO LLINARES
Coleção: HORA DOS SONHOS

Certo dia, na floresta, Camaleão acordou feliz. Mudou sua cor para cor-de-rosa, que ele achava a mais bonita de todas, e foi passear.  Durante o passeio, Camaleão foi encontrando seus amigos e cada um sugeria uma cor diferente para ele usar. Camaleão concordava e mudava sua cor, mas acabou ficando muito cansado. Ele percebeu que na, verdade, é impossível agradar a todos durante todo o tempo. E no dia seguinte, só usou cor-de-rosa.
Após a leitura do livro, fazer os seguintes questionamentos junto às crianças:
Qual o título do livro?
Por que o livro chama bom dia todas as cores?
Para quais cores mudou o camaleão?
O que levou o camaleão a tantas mudanças de cores?
Você conhece alguém que se parece com o camelão da nossa estória, isto é, que muda de opinião quando alguém fala alguma coisa?
Qual foi a cor preferida do camaleão?
O que podemos relacionar da nossa vida com a cor - de - rosa?
Onde encontramos o rosa na natureza?
Qual é a sua cor preferida?
O que existe na natureza e na sua vida relacionado com a sua cor preferida?
Que outras cores podemos lembrar que não aparecem na estória?
Onde acontece a história ou o fato narrado? Que pistas se têm para poder identificar o espaço? (Identificar com os alunos o cenário da floresta por meio de pistas textuais: flores, folha cheia de orvalho, Teatro Florestal, etc.)
Tempo: Quando acontece a história do Camaleão? (Identificar com os alunos que o Camaleão saiu de casa de manhã e voltou “Quando o sol começou a se pôr no horizonte”, mas que no dia seguinte saiu novamente...).
Personagem: Quem participou da história? Quem o Camaleão encontrou? (Identificar todos os personagens: pernilongo, sapo, sabiá, louva-a-deus...)
conselhos recebidos pelo camaleão, como ele reagiu, mudança de postura etc.)
Fazer com os alunos uma seleção de palavra que expressem o tema central da estória.(IDENTIDADE, PERSONALIDADE, GOSTO, PREFERENCIA, AGRADAR, COMPORTAMENTO, VALORIZAÇÃO PESSOAL)
Querendo ver o livro e as atividades é “só espiar ”!

Nenhum comentário: