domingo, 29 de julho de 2012

O PÁSSARO SEM COR

Autor: Luís Norberto Pascoal Ilustrador: Pierre Trabbold
Fundação: Educar D Paschoal
Ano: 2005

O livro O PÁSSARO SEM COR é um instrumento didático muito interessante para nós, educadores, trabalharmos em sala de aula temas como: ética, cidadania, respeito ao próximo, amizade, motivação e meio ambiente. Estes assuntos precisam ser discutidos na escola em todas as séries escolares.
Você já imaginou um pássaro sem cor? Pois essa é a história do nosso amiguinho, O Pássaro sem cor, mas não é uma história triste... É uma verdadeira lição de solidariedade e cidadania.
Era uma vez um pássaro que não tinha cor então todos o chamava de pássaro sem cor. Ele conheceu um pássaro velho e sábio, que respondia perguntas difíceis, então o Pássaro sem Cor perguntou por que todos tinham cor e ele não. O velho pássaro sábio respondeu que ele não tinha cor porque ele precisava descobrir a sua magia ajudando os outros e assim iria descobrir suas cores.
Então, ele seguiu seu caminho e ajudou um menino que estava afogando e ele ficou vermelho, ajudou a árvore pegando fogo e ficou verde, ajudou a flor que estava sendo comida por bichinhos e ele ficou amarelo, ajudou o golfinho e ficou rosa e ajudou o mar e ficou azul e misturou todas as cores. Virou o pássaro mais lindo, jovem e respeitado da floresta.
A história mostra que, acreditando em nós mesmos, em nossa força e em nossa capacidade de ir além podemos fazer a diferença; relato de otimismo e coragem, que faz o aluno perceber que, através de suas escolhas, de sua percepção de mundo, pode determinar a realidade em que vive.  Assim, se vê um pássaro colorido naquele em que antes se via um pássaro sem cor.
Frases:
"A magica da vida é esta: aquele que quer e sabe fazer o bem, que tem desejo de ajudar os outros, sempre será o mais querido."

 "Os pássaros coloridos são aqueles que buscam ajudar as pessoas próximas. A cada contribuição, eles se tornam mais lindos e respeitados por seus grandes exemplos de sabedoria e sua capacidade de pensar no próximo”.
Aprender a ser cidadão é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça; aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. “Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes  e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola.”
Quer conhecer o livro e as atividades sobre ele?

Nenhum comentário: