domingo, 22 de maio de 2011

ATIVIDADES LÚDICAS COM OS PINGOS

Colegas, como sabemos o trabalho bem orientado pelos educadores demonstra de maneira inovadora a importância das atividades lúdicas nas praticas educativas da alfabetização.
A evolução da leitura e da escrita, tendência natural, expressiva e criativa da criança, pode ser facilitada pelo educador por meio de atividades lúdicas como apoio ao processo de aquisição da linguagem escrita e falada. Jogar e brincar são atividades que, bem orientadas certamente, contribuirão no desenvolvimento da psicomotricidade no contexto do processo escolar.
Durante os jogos e brincadeiras, as crianças adquirem diversas experiências, interagem com outras crianças, organizam seu pensamento, tomam decisões, observam regras, desenvolvem o pensamento abstrato e criam maneiras diversificadas de jogar, brincar e produzir conhecimentos.
Nesse sentido, os jogos e as brincadeiras são instrumentos pedagógicos importantes e determinantes para o desenvolvimento da criança, pois no jogar e no brincar as mesmas desenvolvem habilidades necessárias para o seu processo de alfabetização e letramento.
Para auxiliar os alunos podemos construir jogos, como: memória, trilha, dominó, baralho, bingo, entre muitos outros.
Como estamos trabalhando Os Pingos estou postando sugestões de jogos com essas criaturas maravilhosas e enriquecedoras.

Nenhum comentário: