sábado, 11 de maio de 2013

OS PINGOS E OS AMIGOS


Mary e Eliardo França já publicaram mais de 300 títulos, em quatro décadas. Adotados em escolas brasileiras, na Europa, América do norte e África.
Mary escreve e Eliardo ilustra. A coleção Pingos é uma ideia maravilhosa para adotar em sala de aula e fazer parte da biblioteca escolar.
         Nesse livro, OS PINGOS E OS AMIGOS, eles se reúnem para formar um conjunto musical. Quantos são? Observadores, eles vão brincando e mostrando a você os números, suas quantidades e seus amigos.
         Deve-se ressaltar que a análise e o acompanhamento do professor durante a realização  das atividades  são absolutamente  importantes. Será com  sua competência e experiência, que diagnosticará os avanços e as dificuldades dos alunos. Quando o aluno não consegue realizar alguma atividade, professor deverá retroceder a um nível de dificuldade anterior. Ao longo das atividades terá o propósito de identificar os êxitos e fragilidades do aluno para ajudá-lo em sua aprendizagem.
         Note-se  que,  nesta  perspectiva,  o  professor  tem  condições  efetivas  de  avaliar  o aluno em sua inteireza, isto é, em sua dimensão social, psíquica, cognitiva e afetiva.  O professor será  capaz  de  pensar,  desenvolver  e  executar  atividades significativas  que efetivamente  correspondam  ao  nível  de  desenvolvimento  dos alunos  relativamente  à aquisição da leitura e da escrita.
         Nas atividades podemos explorar letras maiúsculas e minúsculas. As variações podem ser  feitas  com  o  nome  do  aluno  ou  com  as  palavras  que  estão  sendo  trabalhadas  na  aula, vogais,  consoantes,  etc.  No gerenciamento  das atividade o professor poderá explorar diversos formatos, ou seja, trabalhar as sílabas iniciais, sílaba finais, dentre outras possibilidades. Vejam o livro e as atividades.

Nenhum comentário: