domingo, 19 de maio de 2013

OS PINGOS E A CHUVA

Os sete amigos organizaram-se para uma pescaria. Distribuem as tarefas e cada um faz a sua parte: Pingo-de-Céu traz as varas; Pingo-de-sol, as iscas; Pingo-de-mar, a linha; Pingo-de-fogo, o anzol; Pingo-de-lua, o samburá; Pingo-de-flor, a merenda; e Pingo-de-ouro traz a vontade de pescar. Porém o rio está seco e não há peixe. A nuvem precisa de ajuda para se transformar em chuva. Pingo-de-mar logo fala:
O jeito é pedir ao vento pra duas nuvens ajuntar.
Duas nuvens se juntam. (...) E logo... logo... chove!
Um jeito gostoso de saber mais sobre a natureza e sobre o meio ambiente.

Fazer um diagnóstico para verificar a temática sobre o meio ambiente que mais desperta curiosidade nas crianças (se já há um tema específico elencado, não há necessidade do diagnóstico).
Esse diagnóstico pode ser feito a partir de uma chuva de ideias, onde a professora solicita que os alunos digam os assuntos do meio ambiente que conhecem e que considerem interessantes. A professora anotará todas as ideias no quadro. Depois, falará um pouco sobre cada assunto trazido e perguntará qual das temáticas eles querem aprender com mais profundidade. A escolha pode ser feita por votação.
Concluída a escolha da temática, a professora poderá aplicar uma atividade para fazer o fechamento do diagnóstico, podendo ser um trabalho artístico, uma pesquisa, um painel com gravuras sobre o tema, uma redação, etc. Em seu momento de planejamento, a professora fará uma relação da temática escolhida com os conteúdos de todas as disciplinas que corresponde à série para a qual leciona, e verificará quais assuntos poderão ser associados e inter-relacionados. Feito isto, para cada assunto/conteúdo listado, a professora elabora e planeja atividades a serem desenvolvidas com os alunos.
Na medida em que as atividades vão sendo realizadas, as próprias crianças darão indícios de outros eixos ou temas que podem ser agregados ao que está sendo estudado. Assim, a temática escolhida para estudo será abordada de forma interdisciplinar. É difícil que o assunto estudado se esgote, e provavelmente, no decorrer deste trabalho, surgirá ou emergirá a nova temática de interesse, que igualmente poderá ser abordada em diversas disciplinas.
Fonte: Coletânea de Práticas para Educação Ambiental  - Berenice Gehlen Adams 
 Quer conhecer o livro e as atividades é só clicar

Nenhum comentário: