Coordenadora Pedagógica

Coordenadora Pedagógica
Coordenadora Pedagógica Maísa

sábado, 1 de setembro de 2012


 

No Rodar da Roda
 
Quem deseja ser do céu
Não vacila frente ao mar
Pula o cerco
Visa o cais

Corre em busca do mais
Não se cansa
Não retrai
Não no instante em que cai

Quem precisa ter nas mãos
O direito de escolher
Sente o vento

Livra o olhar
Deixa o amor derivar
Não balança
Não se trai

Segue a trilha que vai (...)”.
Mário Gil – (Luz do Cais)


Existe tarefa mais importante realizada pela escola do que esta de ensinar a ler e a escrever?
Os textos que os alunos sabem de memória são materiais riquíssimos para se trabalhar na alfabetização. Eles devem ser utilizados em situações didáticas em que os estudantes são desafiados a ler e a escrever por si próprios. Como já sabem o texto de cor, não precisam se preocupar com o conteúdo. Assim, podem focar sua reflexão apenas no como ler, ajustando o que fala com o que está escrito, e no como escrever, pensando em quais letras usar e em qual ordem. Na Educação Infantil e nas séries iniciais, as parlendas e as cantigas de roda são amplamente utilizadas nessas atividades.
Montei algumas atividades com as canções, A Linda Rosa Juvenil e o Cravo Brigou com a Rosa e também um passo a passo. Querendo conferir é só dar uma espiadinha.

Nenhum comentário: