Coordenadora Pedagógica

Coordenadora Pedagógica
Coordenadora Pedagógica Maísa

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

CANTE, ENCANTE E APRENDA.


A música pode ser utilizada com ferramenta de ensino / aprendizagem, uma vez que além de equilibrar as emoções, ativa a memória.
 No trabalho com crianças, o professor pode de forma lúdica, utilizar-se das cantigas populares, uma vez que estas se constituem em expressões linguísticas culturais. Para as crianças que estão em processo de alfabetização, as cantigas populares, auxiliam na aquisição da linguagem oral, ao mesmo tempo em que estas abrem diversas possibilidades de expressão oral, contribuindo para a intercomunicação.
 “As canções de ninar tradicionais, os brinquedos cantados e rítmicos, as rodas e cirandas, os jogos com movimentos, as brincadeiras com palmas e gestos sonoros corporais, assim como outras produções do acervo cultural infantil, podem estar presentes e devem se constituir em conteúdos de trabalho”.
 (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Conhecimento de Mundo. Brasília, MEC/ SEF, 1998).
Atividades como estas(clique pra ver) desenvolvem a musicalidade e possibilita a livre expressão das crianças, além de ampliar o vocabulário e estimular a criatividade, a leitura e escrita.

Nenhum comentário: