quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PRIMAVERA NA CIDADE AMADA

A maioria das crianças leva flores para a professora todos os dias. È uma ótima oportunidade para se explorar nomes das flores, origem, perfume e fazer desse gesto tão carinhoso das crianças um projeto de sala, monta com as crianças um mural com as descobertas.
Aproveite para conhecer e aprofundar o Hino da nossa cidade, reconhecendo as belezas naturais das flores, frutos e todo colorido encontrado em nosso meio ambiente durante a primavera; trabalhe ainda a interação social, oportunizando a construção da cidadania com pequenos gestos de cuidados e preservação da natureza.
Mostre para as crianças o mapa do Brasil e suas regiões. Explique que em cada pedacinho do país existe um pouco da natureza e que devemos preservá-la. Coloque o CD do Hino a Corumbá e explique adequadamente com linguagem simples o que significam alguns trechos da música.
Enfatize o trecho a seguir.
...e quando teus horizontes
A frouxa luz do poente
se matizam de mil cores
de saudade fica presa
nossa alma juvenil.
Permitam que façam diálogos, registre todas as informações trazidas pelas crianças e explique o que significa o trecho. Leve-as a refletir sobre o que encontramos na natureza. Trabalhe a vegetação da região, o que encontram durante o percurso até a escola ou durante os passeios realizados pelas famílias. Realize pesquisa na internet sobre pintores que retrataram flores e faça a releitura de algumas, respeitando as capacidades e habilidades dos pequenos.
Prepare canteiros, recortando garrafas pet, distribua sementes simples de flores, faça as covinhas e oriente cada criança a jogar suas sementes e preencher com terra até cobri-las. Elas devem, diariamente, observar e cuidar de suas plantinhas para que floresçam, transformem a escola em um ambiente mais alegre, perfumado, colorido e bonito. Estas atividades, além de trabalhar a conscientização do cuidado com o meio ambiente e com a cidade, trabalha a interação entre os estudantes, que provavelmente serão socializadores desses aprendizados com seus familiares.
Abraços!
Maísa
Quer ver as atividade da "Primavera na cidade amada"? Então, clique aquí

Nenhum comentário: