O jeito é pedir ao vento pra duas nuvens ajuntar.
Duas nuvens se juntam. (...) E logo... logo... chove!
Um jeito gostoso de saber mais sobre a natureza e sobre o meio ambiente.
Fazer um diagnóstico para verificar a temática
sobre o meio ambiente que mais desperta curiosidade nas crianças (se já há um
tema específico elencado, não há necessidade do diagnóstico).
Esse diagnóstico pode
ser feito a partir de uma chuva de ideias, onde a professora solicita que os
alunos digam os assuntos do meio ambiente que conhecem e que considerem
interessantes. A professora anotará todas as ideias no quadro. Depois, falará
um pouco sobre cada assunto trazido e perguntará qual das temáticas eles querem
aprender com mais profundidade. A escolha pode ser feita por votação.
Concluída a escolha da
temática, a professora poderá aplicar uma atividade para fazer o fechamento do
diagnóstico, podendo ser um trabalho artístico, uma pesquisa, um painel com
gravuras sobre o tema, uma redação, etc. Em seu momento de planejamento, a professora
fará uma relação da temática escolhida com os conteúdos de todas as disciplinas
que corresponde à série para a qual leciona, e verificará quais assuntos
poderão ser associados e inter-relacionados. Feito isto, para cada
assunto/conteúdo listado, a professora elabora e planeja atividades a serem
desenvolvidas com os alunos.
Na medida em que as
atividades vão sendo realizadas, as próprias crianças darão indícios de outros
eixos ou temas que podem ser agregados ao que está sendo estudado. Assim, a
temática escolhida para estudo será abordada de forma interdisciplinar. É
difícil que o assunto estudado se esgote, e provavelmente, no decorrer deste
trabalho, surgirá ou emergirá a nova temática de interesse, que igualmente
poderá ser abordada em diversas disciplinas.
Fonte: Coletânea de Práticas para Educação
Ambiental - Berenice Gehlen Adams
Quer
conhecer o livro e as atividades
é só clicar
Nenhum comentário:
Postar um comentário