“Quem deseja ser
do céu
Não
vacila frente ao mar
Pula
o cerco
Visa
o cais
Corre
em busca do mais
Não
se cansa
Não
retrai
Não
no instante em que cai
Quem
precisa ter nas mãos
O
direito de escolher
Sente
o vento
Livra
o olhar
Deixa
o amor derivar
Não
balança
Não
se trai
Segue
a trilha que vai (...)”.
Mário Gil – (Luz do Cais)
Existe tarefa mais importante realizada pela escola do que esta de
ensinar a ler e a escrever?
Os textos que os alunos
sabem de memória são materiais riquíssimos para se trabalhar na alfabetização.
Eles devem ser utilizados em situações didáticas em que os estudantes são
desafiados a ler e a escrever por si próprios. Como já sabem o texto de cor,
não precisam se preocupar com o conteúdo. Assim, podem focar sua reflexão
apenas no como ler, ajustando o que fala com o que está escrito, e no como
escrever, pensando em quais letras usar e em qual ordem. Na Educação Infantil e
nas séries iniciais, as parlendas e as cantigas de roda são amplamente
utilizadas nessas atividades.
Montei algumas
atividades com as canções, A Linda Rosa Juvenil e o Cravo Brigou com a Rosa e
também um passo a passo. Querendo conferir é só dar uma espiadinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário