A música pode ser utilizada com
ferramenta de ensino / aprendizagem, uma vez que além de equilibrar as emoções,
ativa a memória.
No trabalho com crianças, o professor pode de
forma lúdica, utilizar-se das cantigas populares, uma vez que estas se
constituem em expressões linguísticas culturais. Para as crianças que estão em
processo de alfabetização, as cantigas populares, auxiliam na aquisição da
linguagem oral, ao mesmo tempo em que estas abrem diversas possibilidades de
expressão oral, contribuindo para a intercomunicação.
“As canções de ninar tradicionais, os
brinquedos cantados e rítmicos, as rodas e cirandas, os jogos com movimentos,
as brincadeiras com palmas e gestos sonoros corporais, assim como outras
produções do acervo cultural infantil, podem estar presentes e devem se
constituir em conteúdos de trabalho”.
(Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil: Conhecimento de Mundo. Brasília, MEC/ SEF, 1998).
Atividades como estas(clique pra ver) desenvolvem a musicalidade e possibilita a livre
expressão das crianças, além de ampliar o vocabulário e estimular a
criatividade, a leitura e escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário