Coordenadora Pedagógica

Coordenadora Pedagógica
Coordenadora Pedagógica Maísa

domingo, 16 de março de 2014

                     BORBOLETINHA
As cantigas de roda fazem parte da infância de toda criança, é nosso dever enquanto educadores,  preservar o direito do lúdico na vida das crianças. Incentivando às brincadeiras cantadas e diversos tipos de brincadeiras, de brincar com as crianças no pátio da escola, no parque, nas áreas externas da escola, na sala de aula e até usando sua imaginação...
As cantigas não servem apenas para alfabetização, mas também para divertir e aprender cantando e brincando. Podemos considerá-los textos de apoio...
Os resultados mostram que a utilização da Cantiga de Roda é uma proposta pedagógica completa e de grande valor educativo, onde a criança se envolve integralmente, uma vez que a música, especificamente, as cantigas de roda além de trabalhar para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor das crianças, contribui também para o desenvolvimento da linguagem oral. A cantiga  é uma prática pedagógica na qual todos os professores deveriam lançar mãos, pois valoriza a fala das crianças e leva o aluno a ter mais interesse pelas atividades escritas, desenvolvendo assim a oralidade e a escrita. Tendo em vista que a oralidade é primordial para haver uma comunicação e o código escrito está presente em nosso dia-a-dia, seja nas ruas, televisão, trabalho, gêneros alimentícios ou não, percebemos que é necessário à aquisição dessas linguagens. Daí a importância da criança aprender a ler e a escrever, para compreender o meio no qual está inserido e assim poder agir sobre ele. Como esse processo de aprendizado deve ocorrer o mais cedo possível, espera-se que a criança o adquira durante a infância e nesse contexto, a cantiga de roda auxilia o professor a criar situações de interação do aluno com a leitura e a escrita.
O lúdico quando aplicado à prática pedagógica contribui para a aprendizagem da criança e possibilita que o professor seja mais dinâmico em suas aulas ao mesmo tempo em que a criança sinta prazer em participar das atividades escolares. Assim, podemos dizer que o lúdico é um recurso pedagógico e deve ser usado da melhor forma, pois, o verdadeiro sentido da educação lúdica está na preparação do professor ao aplicá-lo corretamente (ALMEIDA, 2004).
Clique para ver as atividades da borboletinha

Nenhum comentário: