Coordenadora Pedagógica

Coordenadora Pedagógica
Coordenadora Pedagógica Maísa

domingo, 8 de setembro de 2013

Sequencia Didática do livro "O Baile"

“ser organizado não é um objetivo final... É um meio para levar você de onde você está para onde quer ir.” ( STEPHANIE WINSTON)

Preparar cada aula, organizar o material didático, levantar diferentes recursos para ensinar um conteúdo e cuidar da ambientação da sala - sem abrir mão da formação continuada. São muitas as atividades que constroem o dia-a-dia do professor. Orquestrar todas com maestria é a chave para atingir os objetivos.
 E a Sequência didática é uma ferramenta que deve e que precisa entrar de uma vez nas rotinas das escolas, senão, corremos o risco de deixar na infância das crianças, marcas de uma escola que não leva a descobertas, a dúvidas, a sonhos.
A Sequência Didática possibilita um trabalho organizado paulatinamente, possibilita o crescimento e o aprofundamento em conceitos e em saberes, pouco a pouco, de acordo com a curiosidade e estimulação presentes nestas salas de aula. A sequência didática garante que o professor não vai privilegiar um conhecimento em detrimento do outro
Assim, a opção por sequência didática é prática que vem ao encontro das necessidades de nosso tempo. É uma ferramenta sem valor igual para a organização do trabalho pedagógico, mas é, sobretudo, um novo ar, uma oxigenação importante que faltava neste espaço de cultura e aprendizagem que é a educação dos pequenos.
A Sequência Didática é um processo de essencial importância no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, uma vez que permite uma interação entre vários elementos: professor – aluno – texto (gênero textual). Tal interação possibilita uma mudança de práxis docente, bem como um novo olhar do aluno sobre seu papel no mundo.
Preparei uma Sequencia Didática do livro O BAILE só falta você encaixar na sua rotina de sala de aula seguindo o horário.

Nenhum comentário: