terça-feira, 5 de outubro de 2010

GIRAFINHA FLOR

A prática da leitura é um dos instrumentos imprescindíveis para a formação geral do aluno, construindo cidadãos críticos, autônomos e atuantes tudo isso faz parte da proposta pedagógica da escola.
Os livros transmitem sua mensagem por meio de dois instrumentos: arte e escrita. As gravuras são parte integrante do texto. Sua principal finalidade é recrear, desenvolver a imaginação, a crítica e a reflexão.
Desta vez escolhi o livro da Como Girafinha Flor Fez Uma Descoberta, de Teresinha Casasanta para encantar e nos ensinar muito, para desenvolver a socialização dos grupos, fazendo com que as crianças percebam a importância dos amigos e trabalhem valores como solidão, amizade, medo e solidariedade.
Este livro conta a história de uma girafa que se sentia sozinha e triste. Todos da floresta eram gentis com ela, mas como era um tanto tímida, não tinha coragem de conversar com ninguém, e então começa a pensar que são os outros que não querem conversar com ela. Assim sendo, ela sai à procura de um remédio para curar solidão.
Durante o seu caminho à cidade, encontra vários animais, que pedem para que ela não se demore muito, por que senão vão sentir sua falta.
Ao chegar perto da estrada, que a levaria até a cidade, faz a grande descoberta, a de que não está sozinha e que tem AMIGOS que gostam e se importam com ela.
Resolve voltar para casa, mas como já é noite, e todos da floresta já dormem, consegue ajuda dos pequenos vaga-lumes, que com suas luzinhas brilhantes, iluminam o caminho de volta para casa.
Foi a noite mais feliz da Girafinha, sonhou a noite toda com seus amigos. No dia seguinte resolveu fazer uma festa para todos os seus amigos.
Girafinha Flor descobriu o remédio para curar a solidão: AMIGOS!
Você gostaria de ver as atividades? Então, clique aquí

Um comentário:

Mari disse...

Maísa, consegui copiar as algumas atividades, adorei da "Girafinha Flor". Obrigada por compartilhar.