Preparar
cada aula, organizar o material didático, levantar diferentes recursos para
ensinar um conteúdo e cuidar da ambientação da sala - sem abrir mão da formação
continuada. São muitas as atividades que constroem o dia-a-dia do professor.
Orquestrar todas com maestria é a chave para atingir os objetivos.
E a Sequência didática é uma ferramenta que
deve e que precisa entrar de uma vez nas rotinas das escolas, senão, corremos o risco de
deixar na infância das crianças, marcas de uma escola que não leva a
descobertas, a dúvidas, a sonhos.
A Sequência Didática possibilita um trabalho organizado
paulatinamente, possibilita o crescimento e o aprofundamento em conceitos e em
saberes, pouco a pouco, de acordo com a curiosidade e estimulação presentes
nestas salas de aula. A sequência didática garante que o professor não vai
privilegiar um conhecimento em detrimento do outro
Assim, a opção por sequência didática é prática que vem ao
encontro das necessidades de nosso tempo. É uma ferramenta sem valor igual para
a organização do trabalho pedagógico, mas é, sobretudo, um novo ar, uma
oxigenação importante que faltava neste espaço de cultura e aprendizagem que é
a educação dos pequenos.
A
Sequência Didática é um processo de essencial importância no
ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, uma vez que permite uma interação
entre vários elementos: professor – aluno – texto (gênero textual). Tal
interação possibilita uma mudança de práxis docente, bem como um novo olhar do
aluno sobre seu papel no mundo.
Preparei uma Sequencia Didática do livro O BAILE só falta você
encaixar na sua rotina de sala de aula seguindo o horário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário